Rambla Carioca 2012 - Rio+20
Museu vivo de arte urbana "en plein air"

 

Rambla Copacabana
Vista da Rambla Carioca projetada para Copacabana, valorizando o desenho paisagístico das calçadas de Burle Marx e incorporando mobiliário urbano,
espaços para atividades de animação de rua de maneira organizada (capoeira, música, arte popular), floristas e iluminação "balizada" para o pedestre.

Os três principais exemplos de grandes espaços públicos do Rio de Janeiro estão claramente ligados às atividades físicas: as praias da zona sul, o Aterro do Flamengo, e o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. Este trabalho propõe uma reflexão sobre um outro tipo de espaço público: uma área cívica, capaz de servir como ponto de encontro e convivência para todos os cidadãos.

Com a Rambla Carioca proposta, a cidade ganhará um lugar para promenades paisagísticas a qualquer hora do dia ou da noite, integrando várias atividades que se manifestam hoje (ou buscam se expressar) de forma desordenada no espaço público, desenvolvidas por artistas, artesãos, capoeiristas, músicos e trapezistas, atualmente espalhados de qualquer maneira pelas calçadas e ruas da orla de Copacabana.

O objetivo do projeto é a materialização de um espaço de encontro e passeio que valorize esta verdadeira via que nunca dorme, viva de sol a sol, a Av. Atlântica, que a recente estação do Metrô na Praça Cardeal Arcoverde e a abertura da Estação Siqueira Campos tornam mais acessíveis ao conjunto da cidade, com vista a um maior protagonismo internacional.

A orla da praia é o principal espaço de contato social do Rio, e a riqueza e a animação da vida nas ruas são estímulos sensoriais permanentes que podem (e devem) ser incorporados ao projeto de revitalização urbana da cidade.

Rambla Copacabana
Rambla vista desde o Forte de Copacabana

Mais do que nunca, a saúde do corpo social depende da promoção de espaços de encontro das diferenças, para além da compulsão ao consumo representada pelos shoppings, redutos homogeneizadores que enclausuram a vida urbana e empobrecem o contato social, reduzindo a diversidade.

Os projetos urbanos devem gerar linhas de força que dotem a cidade, a cada momento histórico, de uma imagem identificadora positiva, servindo ainda como elementos congregadores, que integrem e representem as características do comportamento social dos cariocas tais como a descontração, o cosmopolitismo, a informalidade na utilização do espaço público e a aceitação das diferenças.

A formalização desta Rambla Carioca no canteiro central da Av. Atlântica, valorizando o desenho paisagístico de Burle Marx, proporcionará um novo âmbito para o "ser com os outros", aquilo que Heidegger identifica como próprio do habitar do homem, acrescentando ao Rio um novo gerador de civilidade.

Não é normal que um lugar da importância socio-paisagístico-ambiental como a praia de Copacabana, conhecido e valorizado internacionalmente, patrimônio urbano da cidade, seja uma via expressa de carros!!!

Pelo amor de Deus... é inconcebível. Mudar esse estado das coisas será uma enorme contribuição para a qualidade de vida do bairro eum estímulo para que outros locais da cidade empreendam importantes reformas visando colocar o Rio na direção de uma verdadeira capital global.

Exposição Jáuregui
Exposição Jáuregui
Exposição realizada no CAU-Centro de Arquitetura e Urbanismo - Rio de Janeiro

PRINCIPAIS PONTOS DE INTERVENÇÃO

1. LINHA DE LUZ EM FIBRA ÓTICA, sublinhando a horizontalidade da paisagem de Copacabana, em contraponto com a verticalidade do Cristo Redentor, atuando como "rodapé paisagístico" das edificações, constituindo um novo ícone do Rio (Pão de Açúcar, Cristo Redentor, linha de luz), valorizando o desenho de Burle Marx no calçadão central da Avenida Atlântica, hoje subaproveitado;

2. SUBSTITUIÇÃO DOS POSTOS DE GASOLINA (obstáculos na paisagem) por Postos de Orientação e Informação para o Carioca e os Turistas (banco de dados sobre a cidade, com acesso à internet), venda de ingressos para espetáculos, shows, teatro, etc;

3. DISTRIBUIÇÃO DOS ARTESÃOS, ARTISTAS POPULARES E ANIMADORES DE RUA, organizadamente, ao longo dos 4 Km do calçadão central;

4. DOIS PONTOS DE ARREMATE DO PASSEIO CÍVICO, UM NO POSTO 6 CONECTANDO AO MIRANTE DO ARPOADOR e à Esplanada da cobertura do Museu do Exército no Forte de Copacabana, e outro no Leme, configurando um espaço de apresentações para grupos de música, teatro, circo, capoeira, etc;

5. PONTOS DE INFORMAÇÃO SOBRE O BAIRRO E A CIDADE, SISTEMA MÓVEL (SMS) e sinalização geral (mapas e placas informativas).

Jorge Mario Jáuregui

Rambla Copacabana
Rambla vista desde o Leme

LOCALIZAÇÃO
Localização Copacabana

Rambla Carioca


Livro publicado pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em outubro de 2002


Vista do novo passeio público disponibilizado pelo projeto